ESPAÇOS Integrados (parece simplinho mas não é )
Talvez você não saiba, mas o movimento na arquitetura que inicio a integração dos espaços, e a desconstrução daquele modelo de casa tradicional que conhecemos com aquela "tripartição" - com as áreas bem dividas entre área social, privativa (quartos), e área de serviço, foi a arquitetura moderna, iniciada por arquitetos como o Niemeyer e o Artigas, os chamo assim porque já me sinto intima rs.
​
Mas ninguém é obrigado a saber nada disso, o que nós sabemos e MUITO BEM é que espaço hoje em dia é algo raro e sagrado, principalmente em São Paulo, sendo assim, o que todo mundo sabe é que tem que aproveitar cada espacinho da melhor forma possível, e de preferência dando a sensação que o ambiente é bem maior. Ah, mas aí você já sabe o que fazer certo? Quebrar aquela parede que separa a cozinha da sala e mandar ver nos espelho pela casa. Então...não! rs Na verdade mais ou menos, integrar a cozinha com a sala e utilizar espelhos em posições estratégicas e saber escolher o tamanho, porque se não souber escolher sua casa pode ficar parecendo um showroom de uma loja de espelhos (cuidado!), pode sim ser uma saída, mas a solução para essa questão é bem mais elaborada.
​
Sala integrada com a cozinha. Sou adepta e adoro! Se você tem uma rotina intensa e cozinha sabe bem que integrar os espaços une mais a família, e propicia boas conversas mas saiba que vai ter aquele dia que você vai querer separar esses ambientes. Imagine você cozinhando algo com cheiro forte, ou fazendo barulho com os utensílios e seu bebe pequeno adormecido na sala, ou chega uma visita inesperada e a pia esta lotada de copos e pratos sujos?
Dependendo do seu espaço projetar uma divisória translúcida pode ser incrível. Mas quando você fechar o espaço não vai querer perder a iluminação, e não vai querer um simples painel sem graça dividindo sua sala e cozinha. Por isso é sempre importante procurar um arquiteto para ajudar.Abaixo seguem algumas imagens que ilustram bem o conceito.



É bacana ver que esse tipo de fechamento cabe
para apartamentos grandes e pequenos
basta ter um bom projeto